sábado, 18 de setembro de 2010

sistema complemento

SISTEMA COMPLEMENTO
O Sistema Complemento é composto por 20 proteínas de membrana plasmática e solúveis no sangue e participam das defesas inatas (natural)e adquiridas( memória). Essas proteínas reagem entre elas para opsonizar os patógenos e induzir uma série de respostas inflamatórias que auxiliam no combate à infecção. Inúmeras proteínas do complemento são proteases que se auto-ativam por clivagem proteolítica.As funções principais são a defesa frente às infecções por microorganismos, a eliminação da circulação dos complexos antigénio-anticorpo e alguns dos seus fragmentos actuam como mediadores inflamatórios.
Para que o sistema complemento expresse a sua atividade é necessária a sua ativação prévia.A clivagem de tais proteínas é feita por proteases altamente específicas,as convertases.Ativação é feita por três vias do complemento, denominadas vias: clássica, da lectina, e alternativa.

Via clássica

Nessa via a montagem e a organização das convertases são habitualmente iniciadas por anticorpos da classe IgG ou IgM formando complexos com o antígeno. Várias outras substâncias, tais como os complexos da proteína C-reativa (PCR), determinados vírus e bactérias Gram-negativas, também podem ativar esta via. Os ativadores são reconhecidos por C1q, uma das três proteínas do complexo C1. Esta ligação ativa C1r que ativa a pró-enzima C1s. Então, C1s ativado cliva C4, resultando na fixação covalente do seu principal fragmento, C4b, à superfície do ativador. O componente C2 liga-se a C4b e é clivado por C1 em dois fragmentos (este processo necessita da intervenção de Ca2+ o Mg2+), dos quais C2a permanece ligado a C4b, completando a montagem do complexo C4b2a, que é a C3 convertase da via clássica. Esta cliva C3 resultando na ligação de C3b à superfície do ativador e na ligação posterior de C3b à subunidade C4b2a, formando a C4b2a3b que é C5 convertase da via clássica..P


Via da Lectina

A via da lectina utiliza uma proteína similar a C1q para ativar a cascata do complemento, a lectina ligadora de manose (MBL). A MBL liga-se a resíduos de manose e outros açúcares, organizados em um padrão, que recobrem superficialmente muitos patógenos. A lectina ligadora de manose é uma molécula formada por duas a seis cabeças, semelhante a C1q, que formam um complexo com duas serina proteases a MASP-1 e MASP-2. MASP-2 é similar as proteínas C1r e C1s. Quando o complexo MBL liga-se à superfície de um patógeno, MASP-2 é ativada para clivar C4, em C4a e C4b, e C2 em C2a e C2b, originando a C3 convertase da via da lectina - C4b2b. O papel de MASP-1 ainda não está bem claro na ativação do complemento.
As pessoas deficientes em MBL têm maior suscetibilidade a infecções na infância, o que mostra a importância da via da lectina na defesa do hospedeiro.


Via Alternativa

Esta via foi denominada alterna por razões históricas, por ter sido descoberta após a via clássica. A ativação desta via inicia-se a partir da hidrólise espontânea tiol-éster localizada na cadeia alfa do componente C3, gerando o C3(H20).Esta molécula exibe sítios reativos que permite a ligação de uma proteína plasmática, fator B (fB), formando o complexo C3(H2O)B. O fB então é clivado por uma enzima denominada fator D (fD). Esta clivagem origina 2 fragmentos Ba e Bb. O fragmento Bb fica ligado a C3(H2O), gerando o C3(H2O)Bb, que na presença de íons Mg++, tem atividade serino-protease, clivando o C3 em C3a e C3b. Assim como o C3(H2O), C3b também apresenta sítio de ligação com o fB. Formando o complexo C3bBb, após clivagem do fB em fBb e fBa pelo fD. O C3bBb atua então como C3 convertase, clivando mais moléculas de C3, formando C3bBb3b que cliva C5 em C5a e C5b. O fragmento C5b permanece ligado ao complexo e os outros componentes (C6,C7, C8 e C9)se ligam para a formação MAC

Complexo de Ataque à Membrana (MAC)

A clivagem de C5 pela C5-convertase produz C5a, que é lançado nas vizinhanças do plasma onde é uma potente anafilatoxina (como C3a) e uma agente quimiotático para neutrófilos; C5b, que serve como uma âncora para a formação de uma única estrutura composta por C6, C7 e C8.

O complexo resultante C5b-6-7-8 guia a polimerização de até 18 moléculas de C9 em um tubo inserido na bicamada lipídica da membrana plasmática. Esse tubo forma um canal permitindo a passagem de íons e pequenas moléculas. Água entra na célula por osmose e a célula sofre lise.

23 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uma dificuldade para quem está estudando o sistema complemento é o primeiro impacto com as proteínas (ou nomenclatura delas). Há de se entender que "a" ou "b" são os produtos da proteólise ou clivagem. Por exemplo: C1s cliva C4 em C4a e C4b. C4a possui uma "menor parte", enquanto C4b uma "maior parte". Exceto em C2a, que possui "maior parte" da clivagem.
    Vale ressaltar que C3b opsoniza a superfície do patógeno (além de se unir a outros complexos para formar convertase C3) e C3a inicia reação inflamátória. Bem, é um tanto complicado, mas para entender o assunto, deve-se buscar um pouco mais a fundo.

    ResponderExcluir
  3. Não sou estudante nem nada do tipo , mas curto muito o corpo humano.
    E sou fascinado pelo sistema imune!!

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber pq o sistema complemento de ataque a membrana não lisa o hospedeiro??? sera q alguem pode me ajudar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois as celulas do hospedeiro possuem um mecanismo no qual as celulas apresentam fragmentos de outras celulas proprias que foram fagocitadas, para que os linfocitos os reconheçam como tal e assim, não ocorra esse ataque.

      Doenças autoimunes possuem um defeito nesse reconhecimento

      Excluir
  5. Minha dificuldade está em achar a origem da PTN C1 ?

    ResponderExcluir
  6. Minha dificuldade está em achar a origem da PTN C1 ?

    ResponderExcluir
  7. VERY GOOD!!! THANK YOU VERY MUCH MY FRIENDS

    ResponderExcluir
  8. VERY GOOD!!! THANK YOU VERY MUCH MY FRIENDS

    ResponderExcluir
  9. Bom dia , gostaria e saber que células produzem essas proteínas, porque só encontro dizendo o que são e não de onde vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo que minha professora falou são os hepatócitos, os macrófagos e os neutrófilos, algumas permanecem na superfície dessas células, mas a maioria estão presentes no sangue, por isso quando procuramos sempre aparece o termo "proteínas séricas".

      Excluir
    2. pelo que minha professora falou são os hepatócitos, os macrófagos e os neutrófilos, algumas permanecem na superfície dessas células, mas a maioria estão presentes no sangue, por isso quando procuramos sempre aparece o termo "proteínas séricas".

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber qual a função de MAC?pr fvr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um complexo de ataque a membrana, culminando na lise do patógeno.

      Excluir
  12. É ótimo ! O texto do complemento , ele amplia bastante o entendimento sob : difusão nuclear . À membrana com o , transporte de substancia simples

    ResponderExcluir
  13. Uma pergunta que o meu professor de imuno fez em sala foi...Como as células do organismo humano fazem para não serem atacadas pelo próprio sistema complemento?

    ResponderExcluir
  14. Qual a importância do sistema complemento para o sistema imunológico?

    ResponderExcluir