quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Citocinas

O que são citocinas?
As citocinas são proteínas que modulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram. São produzidas por diversas células, mas principalmente por linfócitos e macrófagos ativados, sendo importantes para o controle da resposta imune.
As citocinas dependem da ligação com receptores específicos da membrana celular para desempenharem sua função. Normalmente, há a necessidade da ação de mais de uma citocina para uma resposta imune, por isso elas agem em conjunto, formando uma rede complexa, na qual a produção de uma citocina influenciará a produção ou resposta de outras.


Funções

  • Regular a duração e intensidade das respostas especificas;
  • Recrutar células efetoras para as áreas onde se desenvolvem respostas e induzir a geração e maturação de novas células a partir de precursores.
As citocinas são produzidas durante a fase de ativação e fase efetora da imunidade para mediar e regular a resposta inflamatória e imunitária. Têm uma vida média curta. Estas só estimulam as células com receptores específicos na membrana da célula alvo, têm uma ação extremamente potente. São moléculas pleiotrópicas (podem atuar sobre muitos tipos celulares diferentes). São também redundantes( várias citocinas podem efetuar as mesmas ações).
As citocinas podem induzir efeitos diferentes sobre as mesmas células alvo de forma separada no tempo ou simultaneamente. Podem também influir na ação de outras citocinas de forma antagônica ou sinérgica.

Atividades da citocina
Podem ter atividade: autócrina, parácrina e endócrina.
Autócrina = quando é capaz de agir sobre as próprias células que o produzem.
Parácrina = quando ele age em células vizinhas às que o produzem, sem que para isso tenha que atingir a corrente sanguínea.
Endócrina = quando um hormônio age em células distantes ao seu local de produção, chegando até lá pela corrente sanguínea.


Propriedade
Pleiotropismo = efeitos multiplos sobre mais de um tipo celular
Redundância = ocorre quando duas ou mais citocinas apresentam a mesma ação
Sinergismo = citocinas diferentes apresentam efeitos potencializada quando atuam juntas
Antagonismo = citocinas que apresentam efeitos contrario






Citocinas da imunidade inata
células produtoras - macrofago e NK
atuação - processo inflamatório
Ex: TNF, IL-1, quimiocinas, IL-12, IL-10

Citocinas na imunidade adquirida
células produtoras - linfocitos B
atuação - crescimento e ativação dos linfocitos
Ex: IL-2, IL-4, IL-5, interferon gama


http://www.icb.ufmg.br/fib/fib/Seminario%20Endo/Fisiologia.htm
www.riosemgluten.com/citocinas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Citocina

3 comentários: